segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Entrevista com a banda carioca Taurus
Fábio Guedes17:14 1 comentários



A Taurus fez parte de uma época de ouro do metal nacional. Aí deu uma parada nos anos 1990, após o lançamento do terceiro disco, e voltou em 2007 com um som totalmente voltado ao que fazia na década de 1980. Como foi voltar aos palcos, e fazer esse resgate?

Cláudio
Bezz: Foi bem natural. P nós, nunca paramos..apenas demos uma pausa. Sempre mantivemos nossa amizade intacta e isso foi fundamental quando resolvemos voltar a tocar. Depois, a consequencia era óbvia...shows, disco novo, e tudo que uma banda tem direito..
Ao ouvir o disco novo, Fissura, é impossível não notar forte inspiração da época do Signo de Taurus, porém não há como negar que o som está altamente atual. Vocês tiveram dificuldades em encontrar esse equilíbrio?
Cláudio Bezz
: Sinceramente, não! Foi super natural. Resolvemos nos trancar em um teatro por 3 dias, montamos nossa parafernália lá e compusemos todo o disco. Fizemos uma pré no próprio local e depois foi só trabalhar e lapidar as músicas. Foi tudo muito natural. Acho que podemos compor um disco a cada semana, se nos propusermos a isso. Tudo flui com muita naturalidade. Uma química que não tem explicação. O que deu um toque todo especial talvez tenha sido a formação do Taurus que mais marcou a banda, com o Otávio nos vocais. Isso deve ter levado a uma comparação, ou talvez uma lembrança do Signo de Taurus, nosso primeiro álbum.
Esse novo disco marca também a volta do Otávio, e ao mesmo tempo a saída do Jean. Como se deu essa mudança, e como está sendo a adaptação do Jeziel no baixo, e como é voltar a tocar com o vocalista original após tantos anos?
Cláudio Bezz
: Jeziel é um grande músico, e resolvemos juntos que ele assumiria o baixo, já que não queríamos ninguém novo na banda, pelo menos por agora. Não esqueçamos que quando voltamos em 2007, o jean não pode voltar a tocar, e o Beto de Gásperis assumiu o baixo, e foi uma passagem pela banda com muita competência e energia que nos deu uma gás tremendo. O Otávio estava cheio de vontade de voltar a tocar tb e foi uma explosão total quando fizemos o primeiro show com ele. Á partir daí ele voltou a ser uma peça fundamental no Taurus.
Li em uma entrevista, que a Taurus nunca decretou oficialmente que encerrou as atividades. Vocês sentiam a cobrança dos fãs para que a banda voltasse? E por que demorou tantos anos para que tomassem a decisão de voltar aos palcos? E como foi voltar logo como abertura do Show do Testament?
Cláudio Bezz
: Não sentimos uma cobrança, mas sentimos muita vontade de poder mostrar aos que ainda não nos conheciam o que poderíamos fazer ao vivo. Todos comentavam muito o Signo de Taurus, algumas bandas regravando músicas desse disco. Sentimos muita vontade de tocar juntos novamente. Não havia nada programado, como uma volta, ou coisa parecida. Isso culminou com uma apresentação pequena em um teatro (o mesmo que compusemos o disco novo) só p convidados. A notícia de que voltaríamos a tocar vazou e recebemos um convite p abrir o show do Testament, o que p nós foi um sonho e que concretizou de vez a nossa volta.
Sei que o Cláudio é guitarrista da banda de apoio do Fagner, o Otávio é professor de educação física, e os outros integrantes exercem outras funções fora da banda. Como fazem para conciliar o tempo? Vocês pensam em dedicar 100% do tempo às atividades da Taurus?
Cláudio Bezz
: Acho difícil. Hoje em dia não há ainda uma estrutura que proporcione as bandas de metal brasileiras a sobreviver somente com shows e discos. Tudo depende da demanda que tivermos. Se acontecer uma grande procura, quem sabe? No meu caso, acompanho alguns artistas em shows e gravo bastante em estúdio, além de lecionar em conservatório e escolas de música.
Voltando o disco, Fissura, como está a divulgação dele no exterior? O fato de ele ter sido lançado de forma independente tem dado mais controle à divulgação e distribuição?
Cláudio Bezz
: Pelo fato de termos total controle sobre os fonogramas do Fissura e sermos literalmente donos do nosso trabalho, temos liberdade p licenciar o cd em qualquer parte do mundo. Acabamos de lançar o Fissura na Europa, atraves do selo Português Metal Soldiers Records e estamos concretizando o lançamento no México e Filipinas. Isso mostra a força do metal brasileiro, cantado em Português, pelo mundo. Hoje não cabe mais a barreira da língua em outros países, mas o que interessa é a qualidade e o profissionalismo do que está envolvido.
E como estão os convites para shows? Alguma turnê em vista?
Cláudio Bezz
: Shows só em 2011. Resolvemos assim por uma série de questões pessoais. Temos convites p shows em todo Brasil. Com certeza iremos até Brasilia novamente e todo centro-oeste. Por enquanto estamos divulgando ao máximo o nosso novo cd Fissura, e queremos que mais e mais pessoas possam escutá-lo e que possam avaliar o nosso disco.
Eu trabalho em uma loja de rock, e volta e meia vai alguém e procura pelo Cd Signo de Taurus. Há previsão de relançá-lo?
Cláudio Bezz
: Sim, Em Outubro 2010 o cd “Signo de Taurus 20 years anniversary edition” estará no estoque aguardando p sair....espero que bem rápido, pois temos recebido muitos e-maisl de fãs querendo saber quando ele seria reprensado.
Pessoal, muito obrigado pela atenção dada ao Acid Farted. É um honra poder entrevistar uma banda da qual sou fã há quase 20 anos. Para encerrar digam como a galera faz para conseguir o disco Fissura, e mandem um recado para aqueles que acompanham e curtem o som da Taurus.
Cláudio Bezz
: Agradeço a vc Fábio, pelo apoio e saiba que temos o maior respeito pelo trabalho que vc faz divulgando e fazendo o link entre a galera e as bandas. Digo a vc que a coisa mais importante é essa engrenagem que faz com que tantos possam absorver informação relevante, e através do seu fanzine, que nós temos a honra de fazer parte, sinto que estamos ajudando (ou continuando a ajudar) a manter o metal forte e quem sabe um dia tenhamos bandas vivendo disso. Sonhos são p ser realizados....
Visitem-nos em www.taurusofficial.com e se desejarem, podem adquirir o cd Fissura através do e-mail vendas@taurusofficial.com ou nas lojas especializadas em todo o Brasil.
Paz
Baixe o PDF com a versão completa da 11ª edição do Acid Ferted Zine:http://www.mediafire.com/?d8053f6t8np9vtn
Categoria:
Sobre o autor Aqui você adiciona uma descrição do autor da pastagem. Para Trocar a foto do postador do blog procure o link da foto no HTML e adicione uma sua ok. Facebook ou Twitter

1 comentários

Unknown 28 de fevereiro de 2014 às 11:58

Taurus, venham logo tocar em Manaus-Am.Nunca vou esquecer do show que fizeram aqui.

Quem sou eu

Minha foto
Versão On Line do zine impresso que está na ativa desde 1994. Aqui você encontrará matérias já publicadas nos números impressos e matérias inéditas. sempre divulgando o Underground em todas suas tendências!