domingo, 17 de agosto de 2008

Entrevista com a banda brasiliense DxFxC publicada na edição Nº 6
Fábio Guedes11:06 0 comentários


Nessa edição batemos um papo com o Túlio, vocalista do DxFxC que nos falou sobre o disco O Mal que vem para pior, lançado recentemente pelo selo 53 HC, alem de algumas curiosidades sobre banda!


A.F: Primeiramente queria dizer que é um prazer ter o DxFxCx mais uma vez, (já tinha entrevistado o Túlio na 1º edição em 94, lembra?) nas páginas do Acid Farted; e queria que vocês começassem falando sobre o novo disco, O Mal Que Vem Para Pior!
Túlio- Bem, esse é nosso 6 disco que saiu agora em 2005 (embora tenha sido grava no fim de 2002) pela 53HC Records, gravadora de Belo Horizonte - MG que já lançou também o Calibre 12 e o Questions de SP. O disco tem 21 musicas e está sendo muito bem aceito pela galera em geral, inclusive já está com a sua primeira prensagem esgotada.
A.F: O disco ta maior chique, tem até vídeo clip, como pintou essa idéia?
Tulio-O camarada da gravadora deu essa opção pra gente, pois não haveria nenhum custo a mais então botamos um video-clip que o Miguel fez no PC dele e mais outros 2 vídeos ao vivo (que estão escondidos clicando em alguma figura na faixa multimídia hehehe)

A.F: O som novo ta bem mais pesado, alguns estão chamando o DxFxCx de thrash-core como se deu essa mudança? Foi proposital ou acaso?
Túlio- O som é basicamente o mesmo de sempre, talvez agora tenha esteja mais bem gravado ou as guitarras aparecem um pouco mais, mas é basicamente a mesma coisa de sempre. Se você procurar ouvir, desde o primeiro LP já tínhamos algumas influencias mais crossover e thrash, porem são somente influências na composição do nosso som, continuamos sendo uma banda de HARDCORE até a morte!

A.F: As letras também mudaram muito nos últimos discos, estão abordando temas mais sérios, só que de forma bem sarcástica. Porque resolveram mudar a temática da banda?
Tulio-Não houve mudança de temática. Assim como expliquei a respeito do som, sempre tivemos letras sarcásticas e sérias desde o primeiro LP. É verdade que talvez tivemos ficado mais conhecidos por letras como Molecada 666 ou alguma outra que aparenta ser menos séria porem, como eu disse antes, já no primeiro LP existiam letras como as atuais.

A.F: Acabaram de sair dois EPs splits 7”, um no Peru outro no Japão. Há possibilidade de serem lançados por aqui?
Tulio-Com certeza! Pretendemos lançar os splits e faixas inéditas de coletâneas que não saíram no Brasil em um no Cd no futuro, já temos ate alguns s selos interessados, mas estamos esperando sair mais algumas coisas também. Fechamos agora para que esses dois splits que você mencionou saiam em CD em Portugal, esperamos que dê tudo certo.

A.F: O DxFxCx toca pouco aqui no DF, como andam os shows pelo Brasil a fora? Há convites para tocar no exterior?
Tulio-Temos tocado regularmente, mas não o tanto que gostaríamos. Todos na banda trabalham e é complicado pra fazer viagens mais longas, porém a gente sempre dá um jeito, com esse disco novo pretendemos tocar mais. Sobre o exterior já tivemos muitos convites e já chegamos a armar muita coisa, mas ainda não vingou. Um dia a gente vai!

A.F: Falando em shows há algum tempo atrás vocês fizeram um show comemorando os 12 anos de banda, só que tem uma galera que diz que o DxFxCx foi formado em 1987, qual a real idade do DxFxCx?
Tulio-Meu, o seguinte, eu não sou nem a pessoa mais adequada pra falar sobre essa fase antiga, pois eu não participei e só sei o que me contaram. Tulio-Em 1987 existia uma banda chamada DFCaos e que depois passou a se chamar DFC. Essa banda acabou em 1989 e voltou em 1991 somente com o Phu de integrante dessa fase antiga. Acabou novamente em 1993 e voltou no mesmo ano com a maioria dos membros da formação atual (Túlio, Renzo e Miguel além do Phu e do Ralf). Respeitamos muito todos os ex-membros de todas as fases, pois devemos muito a eles, porém seria um pouco hipocrisia da nossa parte sair por ai tirando onda que nossa banda tem quase 20 anos de idade sendo que metade disso a gente nem fez parte hehehe
A.F: Atualmente o Renzo toca também no Detergente CO e o Túlio no Possuído Pelo Cão, como fazem para conciliar esses “projetos” com a banda?
Tulio-Sem problemas. No underground é muito comum você encontrar gente que toca em duas, três ou até mais bandas e isso é bem legal porque você não fica preso a somente um estilo e é sempre bom conhecer e tocar com gente nova.

A.F: Qual a diferença que vocês vêem entre a cena hardcore dos anos 90, onde pipocavam bandas de todos os cantos e a atual, com esse tal de hardcore melódico ganhando espaço cada vez maior na mídia?
Túlio- Meu, embora a cena antiga fosse mais numerosa eu vejo um comprometimento maior atualmente do que nos anos 90. Você vai aos shows e vê menos gente, é verdade. Porem você sabe que não são modistas e a grande maioria é do underground mesmo. Sobre o hardcore melódico eu acho que cada um tem o direito de fazer o som que bem gosta, eu particularmente não sou muito fã, mas respeito quem faz desde que faça porque gosta e não porque quer assinar com uma gravadora multinacional pra virar pop-star e tocar na novela e no Faustão.
A.F: Agora uma pergunta inevitável, por que o Phu saiu da do DxFxCx, já que ele era o ultimo integrante da formação original?
Tulio-Acho que você deveria perguntar pra ele hehehe .Meu, o Phu é um grande amigo praticamente um irmão, devemos muito a ele, pois foi ele quem batalhou pela banda durante muito tempo. Porem ele resolveu sair talvez porque não estivesse agüentando mais a gente e possivelmente quisesse fazer um som mais trampado como o que ele faz na banda dele hoje em dia. Tu quer o telefone dele pra perguntar (n.d.r-eu ate tenho o celular dele,só que a ligação vai ficar muito cara,o bixo fala muito!)?
A.F:Bem amigos, então é isso .Valeu pela entrevista. Espaço livre para falarem o que quiserem.
Tulio-Obrigado pela oportunidade e pela entrevista. Compareçam nos shows e mantenham o underground vivo. Pau no cu dos políticos e religiosos que assassinam esse país. Visitem nosso site www.dfchaos.tk e escrevam dfchaos@yahoo.com Abraço pra todo mundo!

Contatos-Cx.Postal 02.445*Brasília/DF*CEP 70849-970
Categoria:
Sobre o autor Aqui você adiciona uma descrição do autor da pastagem. Para Trocar a foto do postador do blog procure o link da foto no HTML e adicione uma sua ok. Facebook ou Twitter

0 comentários

Quem sou eu

Minha foto
Versão On Line do zine impresso que está na ativa desde 1994. Aqui você encontrará matérias já publicadas nos números impressos e matérias inéditas. sempre divulgando o Underground em todas suas tendências!